O programa EDP Y.E.S. – You Empower Society leva energia a todos e promove a inclusão energética. Descubra como.
Fixe este nome: EDP Y.E.S. – You Empower Society. Esta é a designação do programa global da EDP que agrega mais de 500 projetos de responsabilidade social em diferentes geografias e que já ajudaram a melhorar a vida de quase dois milhões de pessoas e de mais de quatro mil organizações. Números que revelam o impacto de uma missão iniciada há pouco mais de dez anos e que tem conseguido um impacto social expressivo, levando energia a muitos, combatendo a pobreza energética, contribuindo para uma transição justa e potenciando apoios à sociedade.
O êxito deste programa assenta na consciência social da EDP, nos seus parceiros e colaboradores que se têm envolvido neste compromisso comum – só em ações de voluntariado, por exemplo, os colaboradores da empresa já somam mais de 43 mil participações na última década. São estas mulheres e estes homens que fazem a diferença no EDP Y.E.S. – You Empower Society, em cinco áreas prioritárias de intervenção: energia, cultura, competências, comunidade e planeta.
“A estratégia do EDP Y.E.S. assenta nesses cinco eixos – energia, cultura, competências, comunidade e planeta –, cada um deles dirigido a áreas específicas em que a EDP já intervém ou tem projetos em desenvolvimento”, explica Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP e administradora executiva da EDP. “O objetivo é, em cada uma delas, promover iniciativas com impacto construtivo na sociedade, mobilizando investimento direto, voluntariado EDP e parceiros na sua execução. Isso implica criar sinergias nas várias empresas e unidades de negócio do grupo, garantindo uma linha orientadora global e uma narrativa integrada sobre o esforço e investimento social.”
Para dar a conhecer melhor o EDP Y.E.S., EDP e Cofina vão promover nos próximos meses uma série de reportagens e episódios especiais através da CMTV, do Correio da Manhã, do Jornal de Negócios e da revista Sábado que mostram como a empresa está a ativar diferentes iniciativas de responsabilidade social em vários pontos do mundo.
Sobre esta cooperação entre as duas empresas, Vera Pinto Pereira foi clara: “Acreditamos nas parcerias para construir projetos mais robustos e ambiciosos e, neste caso, também para reforçar a comunicação da importância da sustentabilidade e da inovação social. A Cofina mostrou estar totalmente alinhada com estas preocupações e compromissos e é seguramente um espaço privilegiado de divulgação de projetos e pessoas com os quais queremos inspirar outras pessoas e outras organizações.”
Regressar à Página Inicial